quarta-feira, 17 de março de 2010

Lecionar: Arte ou teste de resistência?

Amigas!
Como vocês sabem,começei a lecionar a noss lingua mãe: flor do lácio, vulgo Português, no mês de fevereiro de 2010.
Pois bem, de maneira romântica, sim, aquela de querer mudar uma geração perdida em sua total futilidade, fui com a cara e a coragem de uma mera estudante do 3º semestre de Letras, e que ainda tem dúvidas sobre a nazista gramática!!
No ínicio foi assim (parece até o inicio da Bíblia rsrs) tudo tranquilo, os alunos pareciam inofensivos, e eu ouvia conselhos de caquéticos professores já com seus 15 anos de trabalho e com seus 5 tipos de calmantes faixa preta na bolsa e tentando o seu 9º terapeuta, ouvia-os com máxima atenção:
- Eles irão te testar... no começo é tudo bom mesmo... cada atitude deles é para te testar... ou eles te amam ou odeiam!!!!!!!!!!!
Escutava quelas palavras com frio no estômago, porém continuei na labuta.
Houve dias que eu quase chorei em sala de aula, mas fui forte e olhava para o meliante com vontade de socá-lo e mandá-lo se fuder com toda a vontade de minha vida... mas, no máximo dava uns "cortes" e toda classe numa vaia primordial gritava : "vishhhhhhhh vishhhhhhhh"
Há alunos maravilhosos... são uns 4 em 150 mais ou menos... eles tem uma energia vital e um prazer por não querer saber de nada e cagar para educação.
São frutos de um sistema fálido sim... são inocentes sim... porém quando você vê de perto o resultado de uma população adolescente no auge de sua ociosidade, passa a idéia pela sua mente:
SERÁ QUE TEM JEITO?
Não quero pensar assim, e vou continuar tentando ensinar muito à quem não quer aprender nada!!!

Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.
Érico Veríssimo

Diário de uma professora...quase frustrada!!!
Beijos Lu loira

Um comentário:

qual foi a brisa?