terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Será o Apocalipse?







Será o fim do mundo? Mas reza a lenda que será só em 2012. Será uma prévia do que está por vir? Anteciparam? É chuva que alaga e faz tudo desmoronar, é terremoto que faz tudo desabar. Fome. Dor. Morte. Sofrimento.
As perguntas do senso comum seriam: De onde pode vir toda essa força destruidora? Catastrofes naturais, desastres ecológicos ou divinos? O por que de acontecer tudo isso com pessoas tão vulneráveis social e economicamente? Será o Apocalipse? Não! E todas essas perguntas tem respostas óbvias, isso que faz com que me sinta mais colérica diante dos fatos. Tudo pelo poder, pela ambição incontrolável dos homens, das grandes corporações, tudo em prol do capital. Tira-se tudo de um país, extraem seus minerais, riquezas naturais e também a dignidade e os direitos de um povo. Chega-se com a mão acariciando e logo mais essa mesma mão fere e furta o que um país inteiro tem de melhor.
A cada chamada que vejo no noticiário/na internet sobre os acontecimentos no Haiti fico mais indignada com o sofrimento dos irmãos negros. Já bastasse a guerra civil, ditaduras, exílio, massacre, mortes, prostituição forçosa (em troca de comida e moradias) e estupros das mulheres haitianas (pelas tropas estrangeiras das Nações Unidas), exploração, espoliação, escravidão, miséria e tudo o mais que já lhes aconteceu, digo desde os navios negreiros.
Um país devastado, destruição física e subjetiva, risco de doenças e epidêmias por conta de centenas de cadáveres em decomposição espalhados pelas ruas, falta de água potável e o mínimo de infraestrutura. Resta agora, apenas e tão somente, contar com a ajuda humanitária e solidaria dos países "amigos". Aplausos a mídia que comercializa até a nossa dor.
Não sei mais o que dizer...
(Camilla)


"Pense no Haiti
Reze pelo Haiti"

(Gilberto Gil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

qual foi a brisa?